cover
Tocando Agora:

Governo da Bahia divulga calendário das conferências de ciência e tecnologia

Ação pretende reunir representantes de instituições científicas, empresas, empreendedores, sociedade civil organizada e setor público.

Governo da Bahia divulga calendário das conferências de ciência e tecnologia
Governo da Bahia divulga calendário das conferências de ciência e tecnologia (Foto: Reprodução)

Mapear e compreender as necessidades científicas, tecnológicas e inovadoras de cada município, visando o desenvolvimento de políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) mais assertivas. É com esse propósito em foco que o Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realizará a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI). Com o tema “Por Uma Bahia Mais Inovadora”, a primeira etapa incluirá 11 Conferências Macroterritoriais que serão realizadas de 27 de fevereiro a 14 de março, agrupando os 27 territórios de identidade.
Para o secretário da Secti, André Joazeiro, a realização da conferência será um passo importante para que a Bahia avance ainda mais nas áreas de CT&I. “A conferência dará o direcionamento para a elaboração da nossa política de CT&I e os caminhos para o desenvolvimento socioeconômico do estado, garantindo os preceitos da sustentabilidade e da interiorização da política. Pretendemos atrair a juventude para este diálogo, com o objetivo de garantir a contribuição dos estudantes da periferia e do interior nas pautas de pesquisa e desenvolvimento”.
A iniciativa faz parte do Programa Bahia Mais Inovadora, que dispõe de recurso de R$ 1 bilhão para as áreas de ciência, tecnologia e inovação em todas as regiões do estado. As Conferências Macroterritoriais, onde serão eleitos os delegados para a etapa estadual, são abertas ao público e visam atrair uma ampla gama de participantes, incluindo instituições científicas, empresas, empreendedores, sociedade civil e representantes do setor público. Além disso, a iniciativa também vai contar com as Conferências Livres. Previstas para março e abril, em formato híbrido, as plenárias abordarão temas como “Indústria de Jogos Digitais”, “Juventude, Tecnologia e Sustentabilidade”, “Povos e Possibilidades Tradicionais e as CT&I”, entre outras.
DATAS, MUNICÍPIOS, LOCAIS E MACROTERRITÓRIOS DAS PLENÁRIAS
27/02 – Serrinha (Uneb) – Sisal, Semi Árido Nordeste II e Itaparica
27/02 – Eunápolis (Uneb) – Extremo Sul e Costa do Descobrimento
27/02 – Irecê (Uneb) – Irecê e Velho Chico
27/02 – Juazeiro (Uneb) – Sertão do São Francisco
29/02 – Ilhéus (Uesc) – Litoral Sul, Baixo Sul, Vale do Jiquiricá e Médio Rio de Contas
29/02 – Seabra (Uneb) – Chapada Diamantina, Piemonte de Paraguaçu e Bacia do Paramirim
29/02 – Senhor do Bonfim (Uneb) – Bacia do Jacuípe, Piemonte Diamantina e Piemonte Norte Itapicuru
01/03 – Vitória da Conquista (Uesb) – Médio Sudoeste, Sudoeste Baiano e Sertão Produtivo
05/03 – Barreiras (Uneb) – Bacia do Rio Grande e Bacia do Rio Corrente
07/03 – Feira de Santana – Recôncavo, Agreste, Litoral Norte e Portal do Sertão
14/03 – Lauro de Freitas (CEEPTIC) – Território Metropolitano de Salvador

Comentários (0)